(11) 98917-1742 - (11) 99279-6668 - (11) 2464-9641
vendas@ductbusters.com.br
(11) 98917-1742 - (11) 99279-6668 - (11) 2464-9641

Você sabe para que serve uma Torre de Resfriamento?

A transferência (eliminação) do calor produzido por determinados equipamentos e máquinas em seus processos é uma demanda presente em diferentes ambientes/empreendimentos. É nesse ponto onde entra a relevância da torre de resfriamento (ou refrigeração).

Essas torres são muito comuns em refinarias de petróleo, estações de energia e indústrias químicas. Mas, você sabia que elas também têm papel fundamental na refrigeração de fábricas?

Para entender o porquê disso, é importante saber para que serve uma torre de resfriamento. Então continue lendo e fique por dentro desse assunto!

O que é uma torre de resfriamento e qual a sua função (para que ela serve)?

Uma torre de resfriamento é uma estrutura utilizada para eliminar – transferir para a atmosfera – os resíduos de calor ou fluidos (água) gerados por máquinas e equipamentos diversos em diferentes processos industriais (operacionais).

Trata-se de um “dispositivo” que pode ser instalado em quaisquer locais que demandam uma alternativa de resfriamento.

A maioria dos ambientes de produção (fábricas, indústrias, refinarias…) tem processos realizados por máquinas pesadas. Com isso, a temperatura do local acaba sendo elevada, deixando-o desagradável, prejudicial à saúde e com elevado gasto de energia.

É nesse ponto que entra a importância da torre de resfriamento. Usando, geralmente, a evaporação da água, ela remove o calor gerado nos processos ao promover um fluxo constante de ar, resfriando o ambiente. Sendo que, naturalmente, apenas parte da água resfriada evapora. O restante é transferido para um local apropriado para o posterior tratamento.

Há também torres que não utilizam o processo de evaporação. Nesses casos, a refrigeração acontece por meio da transferência de calor entre a água (quente) e o ar (mais frio).

Vale destacar que essas torres resfriam o ambiente e também os equipamentos. Por isso, elas proporcionam economia de energia e otimização da produção.

Características de uma torre de resfriamento

Em relação ao tamanho, existem desde torres de resfriamento pequenas, que podem ficar inclusive no topo de telhados, até algumas bem grandes, com 200 metros de altura e 100 metros de diâmetro (formato hiperboloide), por exemplo.

Ou seja, no caso de uma fábrica, seja ela pequena ou grande, é possível instalar uma torre de resfriamento. Esse processo é bastante ágil e simples. E o melhor é que essas torres têm baixo consumo de energia.

Além disso, a manutenção/limpeza da estrutura é facilitada e ela tem uma ótima resistência, garantindo durabilidade e eficácia. Porém, isso só acontece se a torre de refrigeração for instalada por uma empresa especializada.

Saber o que é e para que serve uma torre de resfriamento é importante, já que ela gera diversos benefícios, por exemplo, para fábricas e edifícios. Além da otimização da produção, ela pode proporcionar economia de energia e, consequentemente, redução de custos.Entre em contato com a Ductbusters e conte com a nossa equipe para a instalação de torre de resfriamento na sua fábrica!