Como em quaisquer sistemas e equipamentos, os sistemas de ar condicionado e seus componentes necessitam manutenções preventivas, periódicas, executadas de maneira sistemática, baseadas em dados obtidos do fabricante do equipamento e do ambiente a que servem. Assim, estará atendendo à Portaria n. 3.523/1998 do Ministério da Saúde, que regulamenta procedimentos de limpeza e manutenção para garantir a qualidade do ar e prevenir riscos à saúde dos seus ocupantes.
Trata dos serviços esporádicos, executados por mão de obra qualificada, visando a regularização do estado de funcionamento dos equipamentos.
Previne com precisão ocorrências de defeitos, considerando a vida útil dos componentes, interferindo adequadamente para proporcionar o máximo rendimento dos sistemas.
Dispõe de equipamentos e de mão de obra especializada para efetuar teste de estanqueidade em conformidade com as normas internacionais, SMACNA ou HVAC, com o objetivo de assegurar que as premissas dos projetos sejam alcançadas em sua plenitude, no que tange a temperatura, umidade, níveis sonoros, e que as taxas de renovação de ar estejam dentro do preestabelecido, eliminando as contaminações cruzadas.
Com a realização do balanceamento técnico, torna-se possível uma distribuição uniforme e tecnicamente mais adequada do ar insuflado pelas unidades condicionadoras nos ambientes que o utilizam através dos difusores, criando condições de temperatura agradáveis aos ocupantes. Os ambientes tornam-se distintos, em função da quantidade de usuários equipamentos instalados, iluminação, etc.
Os sistemas climatizados devem ser regulados justamente para melhor atendimento destas áreas diferenciais.